domingo, 22 de maio de 2011

Dia da padroeira Santa Rita de Cássia

http://www.santuariodesantarita.com.br/santuario-igreja-de-santa-rita
Praça Santa Rita, s/n | Centro 37540-000 | Santa Rita do Sapucaí / MG
Fone/fax: (35) 3471-1134 | contato@santuariodesantarita.com.br




22 de maio -
Dia da padroeira Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis.
A ela todo o nosso louvor, nossos agradecimentos e nossos pedidos.
Que Rita de Cássia, a santa que a Itália deu de presente para o mundo, nos proteja sempre!
Viva Santa Rita!!
Com a elevação da igreja de Santa Rita a Santuário, foi criado um brasão com os dizeres “Inhabitem in domo domini in longitudinem dierum”. A frase latina se traduz como: “Na casa (Santuário) do Senhor habitarei por dias sem fim” (Salmo 22, 6b). Em algumas traduções bíblicas é o Sl 23, 6b.

A cruz a dividir o escudo lembra a cruz do Cristo, meio indeclinável para alcançar a verdadeira santidade de vida. As rosas evocam o milagre realizado por Rita de Cássia em sua última enfermidade, quando, em meio ao inverno rigoroso, pediu a uma parenta que procurasse uma rosa na horta próxima de sua casa. Para surpresa desta última, essa rosa realmente foi encontrada. O sangue e a coroa de espinhos recordam a chaga de Cristo recebida pela Santa e por ela suportada com paciência e fé por quinze anos.

A Igreja, no canto inferior direito, representa o Santuário de Santa Rita de Cássia, sinal da Igreja peregrina e imagem da Igreja Celeste, para a qual caminhamos na certeza da fé. Por fim, o azul, no lado inferior do escudo, recorda as águas do rio que banha esta terra agraciada pela intercessão da padroeira.


Coração santo
Urna - Urna com imagem de Santa Rita é de 1957

A ideia da capela com a urna de Santa Rita nasceu em 1956 durante o planejamento da festa do quinto centenário de morte da santa que aconteceria em 1957.

Monsenhor José Carneiro, Pároco da cidade à época, decidiu importar de Cássia, na Itália, uma imagem da santa.

Inicialmente, pensou-se em fazer uma imagem de cera, mas os italianos desaconselharam, temendo a deterioração do material. O gesso também foi descartado, pois não resistiria à longa viagem de navio até o Brasil.

Os artesãos de Cássia optaram então pela madeira e fizeram a imagem no tamanho natural da santa, que teve seu corpo preservado. Juntamente com a relíquia da santa e seu hábito, a imagem chegou a Santa Rita no dia 21 de abril de 1957.

Inicialmente foi colocada ao lado do altar do Santuário, próximo à Capela do Santíssimo. Porém, a Matriz passou por uma grande reforma no início dos anos 1970. Desde a sua reinauguração, em 22 de janeiro de 1974, a urna com a imagem de Santa Rita ganhou uma capela própria.

Essa capela foi totalmente reformada nos anos de 2004 e 2005, ganhando novos afrescos e permitindo que semanalmente seja celebrada ali missa em homenagem à Santa das Causas Impossíveis.


Santa Rita... Postagem em Sua homenagem em
agradecendo a Sua intercessão por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário